Art_Fertil_Site_ImgPrincipal_Ultrassonografia_pelvica
Art_Fertil_Site_ImgPrincipal_Ultrassonografia_pelvica
previous arrow
next arrow

Biópsias e Punções Aspirativas (PAAF)

O diagnóstico de lesões da mama, próstata, tireoide, linfonodos e glândulas salivares são realizados na sua grande maioria preferencialmente através de biópsias percutâneas por agulha grossa (core biopsy) e de punções aspirativas por agulha fina (PAAF) guiadas pela ultrassonografia.


Consistem em um método pouco invasivo de retirada de fragmentos de tecido ou aspiração de células desses órgãos, muitas vezes com anestesia local, de forma rápida, segura e ambulatorial, sem necessitar de internação hospitalar ou de um centro cirúrgico. 


O material colhido nos procedimentos é enviado para análise no laboratório e com o resultado, seu médico poderá decidir qual o melhor tratamento a ser realizado. 


Conte com a gente se você precisar realizar algum desses procedimentos e em caso de dúvidas estamos à disposição para as esclarecer.


PAAFPunção aspirativa por agulha fina – é um procedimento médico direcionado a pacientes com nódulos, cistos e/ou linfonodos com ou sem características patológicas. A técnica consiste em realizar aspiração de células ou no caso de cistos, o líquido, para posterior análise microscópica. Pode ser diagnóstica e/ou terapêutica, como nos casos de esvaziamento de cistos.

Core biopsy – Biópsia de fragmento: Também chamada de biópsia por agulha grossa, é indicada para realizar biópsia em lesões mamárias suspeitas de malignidade, palpáveis ou diagnosticadas por exames de imagem. Tem o objetivo de estabelecer ou afastar o diagnóstico de câncer de mama. O procedimento é ambulatorial e realizado com anestesia local, geralmente com o auxílio de um ultrassom ou mamografia (por estereotaxia), possibilitando a retirada de pequenos fragmentos da lesão, para posterior análise anatomopatológica. A Core Biopsy apresenta maior acurácia diagnóstica que a PAAF, uma vez que fornece maior quantidade de material do tumor para ser estudado histologicamente. A principal intercorrência é a formação de hematoma mamário, com resolução espontânea na maioria dos casos. Não é necessário um preparo previamente ao procedimento, exceto nos casos das pacientes que usam anticoagulantes. Após a bióspia é aconselhável manter o curativo por 24horas e não realizar exercícios físicos nos dias subsequentes (geralmente de 1 a 3 dias após).

Atibaia Ultrassom – Todos  direitos reservados 2022                                                             Responsável técnico: Dr. Luís Fernando Massoni Garcia CRM/SP – 162.56                                                                                                                                         Desenvolvido por MaisWebArt